Foca de aparição rara no Brasil descansa no litoral de SC; FOTOS
15/05/2025
(Foto: Reprodução) Foca-caranguejeira está entre os Molhes da Barra, em Laguna, e a Praia do Luz, em Imbituba. Projeto destaca a importância de não perturbar animal para garantir uma estadia de tranquilidade para ele. Foca-caranguejeira descansa no Sul de SC
Thaisa Noronha/PMP-BS/Udesc/Divulgação
Uma foca-caranguejeira, de rara aparição no Brasil, descansa no litoral Sul de Santa Catarina. Até o final da tarde de quarta-feira (14), o animal estava entre o Molhes da Barra, em Laguna, e a praia do Luz, em Imbituba (veja as imagens ao longo do texto).
🦭 😍 As informações são do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS)/Udesc, responsável por esse pela região onde o mamífero foi avistado, que acompanha a situação do animal no litoral.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A foca, de nome científico Lobodon carcinophaga, foi vista pela primeira vez na segunda (12). O Coordenador do PMP-BS/Udesc, Pedro Volkmer de Castilho, reforçou que é rara a presença dessa espécie no litoral catarinense.
"A gente teve um registro em 2019, no Norte do estado. Mas agora a gente está tendo pela primeira vez a oportunidade de ver um exemplar dessa espécie no litoral de Laguna, no Sul do estado de Santa Catarina. A espécie é considerada abundante na área em torno da Antártica, mas, para nós, ela de fato é bastante rara e difícil de ser observada".
Foca-caranguejeira deitada em praia do litoral Sul de Santa Catarina
Thaisa Noronha/PMP-BS/Udesc/Divulgação
Essa característica dificulta o estudo da foca-caranguejeira por parte dos pesquisadores brasileiros. "Por ela ser rara, faz com que a gente tenha pouco conhecimento sobre a biologia dessa espécie e não consiga entender muito bem os motivos da presença dela no nosso litoral. Tudo indica que é um único indivíduo, errático, que veio à praia para descansar", explicou o coordenador.
O indivíduo que está em Santa Catarina é monitorado diariamente, conforme o médico-veterinário do PMP/Udesc Eduardo Macagnan. "Durante as avaliações, ela [foca] apresentou um quadro de saúde estável. Não tem nenhuma alteração ou lesão significativa que necessita de intervenção, está com uma boa condição corporal e aparentemente está apenas descansando na praia".
A principal fonte de alimento para a espécie é o krill, um tipo pequeno de crustáceo. "A gente não tem krill nesse momento por aqui, é bem provável que ele vai usar suas reservas para fazer um caminho à procura de alimentação ou de outras atividades biológicas", disse Castilho sobre o indivíduo que está em Santa Catarina.
Não foram divulgadas informações sobre idade ou sexo do animal. A área onde ele está descansando foi isolada. O PMP pede que as pessoas não se aproximem da foca e evitem contato dela com animais domésticos. Também é importante evitar ruídos perto do mamífero.
O isolamento visa garantir a tranquilidade da foca e a segurança das pessoas, já que se trata de um animal selvagem, que pode reagir de forma agressiva se estressado.
Área onde foca-caranguejeira descansa foi isolada, no Sul de Santa Catarina
Samira Effting/PMP-BS/Udesc/Divulgação
O que fazer se encontrar um animal marinho na praia?
Não se aproxime, alimente ou toque;
Caso encontre animais aparentemente feridos ou doentes, não tente socorrê-los;
Mantenha animais domésticos afastados;
Evite fazer barulho para não estressar o animal e evitar possíveis ataques, além de poder prejudicar o quadro de saúde;
Em caso de contato com algum animal doente, fique atento para o aparecimento de sintomas respiratórios nos próximos 10 dias;
Ao encontrar animais marinhos encalhados na praia, vivos ou mortos, entre em contato com o PMP-BS: 0800 642 3341.
Coordenador do PMP-BS/Udesc Pedro Castilho comenta aparição de foca-caranguejeira em SC
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias