Vereadores aprovam em 47 segundos a criação de 101 cargos comissionados em SC; VÍDEO
03/04/2025
(Foto: Reprodução) Parlamentares de Palhoça, cidade litorânea com a 7ª maior população do estado, aprovaram reforma administrativa na terça-feira (1º), horas após o recebimento da proposta. Vereadores fazem votação em 47 segundos e criam mais de 100 cargos comissionados em SC
Vereadores de Palhoça, cidade litorânea turística com a sétima maior população de Santa Catarina, aprovaram por unanimidade, e em 47 segundos, o projeto da reforma administrativa que criou 101 cargos comissionados. A proposta chegou ao legislativo na segunda-feira (31) e na terça (1º), passou por comissões e foi aprovado em duas votações.
A primeira votação no plenário aconteceu às 19h23, e durou 24 segundos. Na segunda, às 20h33, os parlamentares demoraram 23 segundos. Na tarde de quarta-feira (2), o documento foi encaminhado para sanção.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O projeto de lei complementar 17/2025 é de autoria do prefeito Eduardo Freccia (PL). O texto chegou às 17h26 de segunda na câmara e passou por principais comissões até a manhã de terça, incluindo a de Constituição e Justiça (CCJ) e Orçamentária.
Em nota, o município afirmou que "conta com pouca terceirização de serviços, sendo a maioria das funções executadas por servidores. Disse ainda que o aumento "é menor do que a de municípios vizinhos" (íntegra da nota no fim do texto).
Sobre o quantitativo de servidores, a prefeitura diz que há 6.050 funcionários públicos, dos quais 450 são comissionados. Declarou ainda que a mudança administrativa é estudada desde o começo do ano dentro do novo orçamento previsto para 2025, que é de R$ 2 bilhões.
"Mesmo com acréscimo dos novos servidores comissionados, a Prefeitura de Palhoça manterá o percentual de menos de 10% de servidores comissionados no quadro".
Já a Câmara de Vereadores disse que não irá se manifestar sobre a votação, o texto e a rapidez na aprovação.
'Vereador não se aposenta', diz político de Palhoça eleito 12 vezes seguidas ao cargo
Eleito para 12º mandato, vereador completará mais de 50 anos no cargo
Vereadores demoram 47 segundos para aprovar lei que cria 101 cargos comissionados em Palhoça
Câmara de Vereadores/Divulgação
O que diz texto da reforma
O texto lista diversos novos e cargos em diferentes secretarias. Está prevista, por exemplo, a criação de assessores, assessores técnicos, gerentes e diretor, além de alterar outros cargos.
"As despesas com a execução desta Lei Complementar correrão à conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas caso necessário. Esta Lei Complementar entrará em vigor a partir da data de sua publicação, com efeitos a contar de 1º de abril de 2025", diz o texto.
A tramitação do texto pode ser conferida no site da Câmara de vereadores
PL aprovado em 47 segundos tem quatro páginas que cita a criação e atualização de cargos comissionados de Palhoça
Câmara de Vereadores de Palhoça
O que disse a Prefeitura de Palhoça
A Prefeitura de Palhoça informa que a criação de novos cargos foi realizada para suprir a ampliação no atendimento à população, considerando o crescimento exponencial do município nos últimos anos. Nos últimos 15 anos, a população de Palhoça dobrou, resultando em um aumento significativo das demandas por serviços públicos. Diante desse cenário, é necessário adequar a estrutura administrativa para garantir um atendimento eficiente à população.
O município conta com pouca terceirização de serviços, sendo a maioria das funções executadas por servidores. Além disso, mesmo com o aumento no número de cargos, a média de servidores comissionados em relação aos servidores efetivos é menor do que a de municípios vizinhos, tanto maiores quanto menores do que Palhoça.
Toda a reestruturação está dentro da Lei de Diretrizes Orçamentárias, mantendo o município com um índice ótimo na gestão dos recursos, de acordo com o Tribunal de Contas do Estado.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias